Uma tartaruga-de-couro de 1,83 metro de comprimento foi encontrada em avançado estado de decomposição na praia da Vila, em Imbituba, Sul catarinense.
A espécie, que é a maior entre as tartarugas-marinhas, está criticamente em perigo de extinção, conforme o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
O réptil foi encontrado pela equipe do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS). Por causa do avançado estado de decomposição, não foi possível encontrar marcas de ferimento no animal, que pesa cerca de 200 quilos.
O projeto divulgou o achado nessa terça-feira (25), mas o animal já havia sido encontrado na semana passada. Será feita necropsia no cadáver.
Foram coletados pele, músculo e gordura do indivíduo para banco de amostras e possíveis análises genéticas, segundo o PMP-BS. A espécie é chamada de tartaruga-de-couro em referência à carapaça, que não é dura e é semelhante ao couro.
O nome científico é Dermochelys coriacea.
Fonte: G1