Uma tartaruga-marinha foi encontrada morta na areia da Praia do Flamengo, próximo à Barraca 75, na manhã de quarta-feira (25). O animal estava com parte do casco quebrada, como mostra um vídeo compartilhado nas redes sociais. O Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), executado pela empresa de consultoria ambiental Econservation, foi acionado e, ao atestar a morte no local, encaminhou o réptil para a necropsia, mas a causa da morte ainda foi constatada.
“O animal foi encontrado já morto, com uma condição corpórea boa, mas sua integridade física estava ruim. É provável que a tartaruga tenha sido atingida por alguma embarcação devido às marcas apresentadas no corpo. Apresentava cortes no pescoço. Amostras biológicas foram coletadas para auxiliar na determinação da causa da morte, mas ainda não foi possível identificá-la”, relata Suellem Santiago, bióloga coordenadora do projeto.
De acordo com a especialista, o animal pertencia à espécie Chelonia mydas, conhecida popularmente como tartaruga-verde.
“A espécie, muito comum na região, possui uma coloração esverdeada, mede entre 71 e 150 centímetros de comprimento e pesa entre 40 e 350 quilos. Costuma viver em águas costeiras com vegetação e em torno de ilhas”, explica.
A equipe do PMP-BS orienta que, ao encontrar animais marinhos debilitados ou mortos, a população acione o programa por meio do número 0800-999-5151, enviando imagens e localização exata.
“É recomendado manter o animal na sombra e, no caso de tartarugas, cobri-las com uma toalha molhada. No caso de aves, pedimos cuidado e muita cautela caso seja necessário se aproximar do animal, pois seu bico pode causar um acidente”, aconselha Suellem.
Fonte: O Globo