Uma tartaruga, da espécie tigre-d’água, surpreendeu uma família em Forquilhinha, no Sul catarinense, ao cavar um buraco nos fundos da residência, onde vivem, e depositar entre dez e 15 ovos. O local fica próximo a uma plantação de milho.
“Suspeitamos que ela tenha vindo de um banhado que tem próximo”, contou Morgana Tomazi Minatto. O ninho foi encontrado nessa terça-feira (15) na propriedade dos tios de Morgana, que fica localizada no bairro Vila Franca.
O casal se surpreendeu ao se deparar com a situação. “Olha que encontramos aqui atrás do paiol, que coisa mais linda! Vai me dar uma mordida?”, brincou a tia de Morgana, enquanto gravava a tartaruga e o seu ninho recém-feito.
Segundo Morgana, o animal, que pode ser encontrado em pântanos, banhados, lagos, riachos e rios, ficou por bastante tempo na propriedade, mas na manhã dessa quarta-feira (16) já havia deixado o local e fechado o buraco onde estão os ovos.
Conforme o biólogo Rodrigo Ribeiro de Freitas, isso é algo comum da espécie. “Estão em época de reprodução e de desova, então é super normal essa atitude. Ela saí da agua, cava um buraco, coloca seus ovos, tampa e retorna para a água. Não fica ao redor”, explicou ao ND+.
De acordo com ele, o próprio calor do ninho será responsável por chocar os ovos. “Um detalhe interessante é que a temperatura também vai definir se é macho ou fêmea. Normalmente, os ovos que ficam mais na periferia do ninho, onde tem mais contato com o solo, mais frio, se torna macho, e local mais quente fêmeas. Isso vale para cágados, jabutis e tartarugas marinhas”, comentou.
A família agora pretende ficar de olho no ninho. “Meu tio vai observar para acompanhar a questão da evolução e nascimento dos ovos”, comentou Morgana.
Fonte: NDMais