Uma tartaruga-cabeçuda, da espécie Caretta caretta, foi encontrada morta na manhã desta terça-feira (10), na Prainha, em São Francisco do Sul, no Norte de Santa Catarina. O animal estava em avançado estágio de decomposição quando foi localizado, após o encalhe ocorrido na noite de segunda-feira (9).
O atendimento à ocorrência foi realizado durante o monitoramento regular da faixa de areia pela equipe do PMP-BS (Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos).
Segundo o projeto, o animal, com 1,42 metros de comprimento, foi encaminhado para necropsia na base do projeto, localizada na Univille, em São Francisco do Sul. Devido ao estado de decomposição, não foi possível determinar a causa da morte nem o sexo do indivíduo.
Em julho deste ano, o PMP-BS/Univille registrou a tartaruga-cabeçuda mais velha dos últimos nove anos, com idade estimada em mais de 40 anos. A fêmea, com mais de 90 centímetros de comprimento de carapaça e pesando 60 quilos, havia sido marcada com anilhas nas nadadeiras anteriores durante a época de desova, em dezembro de 2022, na praia do Forte, em Mata de São João (BA), pelo Projeto Tamar.
Após o anilhamento, a tartaruga não foi avistada até ser encontrada morta em 20 de julho de 2024, na praia catarinense. Durante sua jornada, o animal percorreu mais de 2 mil quilômetros em águas brasileiras.
A realização do PMP-BS é uma exigência do licenciamento ambiental federal, conduzido pelo Ibama, para as atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural na Bacia de Santos.
Fonte: NDMais