A ONG Pat Ecosmar localizou esta semana, uma tartaruga encalhada em uma praia do município de Santa Cruz de Cabrália, no extremo sul do estado. Segundo Paolo Botticelli, coordenador do órgão, foi preciso a ajuda de 6 homens para poder retirar o animal do local. Ainda de acordo com o coordenador, a tartaruga pesa 180 kg.
Segundo informações da ONG, o bicho é da espécie tartaruga-verde (Chelonia mydas) e vive habitualmente em águas costeiras com muita vegetação (áreas de forrageio), ilhas ou baías. O animal é preferencialmente vegetariano, segundo a ONG.
A tartaruga foi encontrada com marcas de linhas de pesca e estava com luxação que causou o inchaço. O órgão acredita que essas marcas podem ter sido feitas enquanto a tartaruga estava presa numa rede de pesca ou quando o animal foi retirado da rede, sendo puxado pela nadadeira direita.
O animal passa por uma fase de tratamento, que contou com a orientação de três médicos veterinários e passa por uma período de tratamento. A ONG orienta que quem encontrar animais marinhos em praias devem evitar a tocar ou mover o animal, e avisar ao órgão pelo telefone 73 – 3679.2234.
Fonte: G1