Um tamanduá-mirim foi encontrado na manhã desta quinta-feira (3) dormindo na casinha do cachorro de uma casa do bairro Jardim Antônio Palocci, em Ribeirão Preto, cidade a 319 km da capital paulista.
A moradora Poliana Dantas Porto levou um susto, mas gravou imagens do animal antes de chamar o Corpo de Bombeiros para capturá-lo. O tamanduá foi solto em uma mata próxima ao bairro, de onde deve ter saído na avaliação dos bombeiros.
Tamanduás aparecem em quintais e surpreendem moradores do interior de SP
Dois tamanduás apareceram no quintal de casas no interior de São Paulo nesta semana e surpreenderam seus moradores. Em São Manuel, a 259 km de São Paulo, o animal apareceu na manhã desta quarta-feira (2) no quintal de uma casa no Jardim Ouro Verde. O dono da casa, assustado, ligou para a Guarda Municipal, que capturou o tamanduá e o soltou em uma mata da cidade.
Em Pedregulho, a 437 km da capital paulista, outro tamanduá foi descoberto na manhã de terça-feira (1º), no quintal de uma casa no Centro da cidade. O bicho aparentava cansaço e ficou quieto até a chegada da Polícia Ambiental, quando, se sentindo acuado, escalou o muro da casa. Apesar do cansaço, o tamanduá não estava ferido. Ele foi capturado e solto em um parque da cidade.
O tamanduá-bandeira está na lista dos animais em extinção. De acordo com o biólogo da Universidade de São Paulo (USP) Hertz Figueiredo dos Santos, o animal que foi capturado em Pedregulho pode ter ido até a cidade atrás de alimento. Vários animais silvestres têm sido encontrados em cidades do interior do estado. Os especialistas avaliam que o desmatamento e as queimadas têm obrigado os bichos a procurar abrigo e comida nas áreas urbanas.