Um vídeo fofo mostra um tamanduá-bandeira correndo livre pelo cerrado ao ser solto pela equipe do Batalhão da Polícia Militar Ambiental de Palmas, nessa quarta-feira (22).
Segundo a PM, o tamanduá havia sido encontrado dentro de um buraco na região de Luzimangues, distrito de Porto Nacional.
Ao ser resgatado, o animal passou pelos primeiros cuidados e foi constatado que ele não havia sofrido ferimentos. Por isso, foi realizada a soltura do animal no seu habitat.
O momento foi compartilhado na rede social da PM, ao som de uma música de faroeste. Assim que o policial abre a gaiola, o animal sai disparado, como se ansiasse pelo momento.
O Cerrado é o bioma que ocupa maior fração da população de tamanduás-bandeira. O animal tem hábito terrestre e é solitário, com exceção da mãe com seu filhote durante o período de amamentação, e da época de reprodução, quando podem ser formados casais.
A orientação para quem encontra animais silvestres em área urbana é nunca tentar fazer o resgate sozinho. A PM Ambiental pode ser chamada pelo 190 ou pelo 193, dos bombeiros.
Fonte: G1