
Equipes da Polícia Militar Ambiental do Distrito Federal resgataram, nesta segunda-feira (29/06), um filhote de tamanduá-bandeira órfão que havia sido atropelado com a mãe na madrugada do dia anterior.
Após concluir o resgate de um mico na região do Gama (DF), os militares retornaram ao local do atropelamento e realizaram novas buscas pelo filhote sobrevivente, que havia desaparecido após o acidente. A mãe do tamanduá-bandeira não resistiu aos ferimentos e morreu no local.
Cerca de 300 metros às margens da rodovia, no lado oposto à Vila Militar da Marinha, os policiais localizaram o jovem tamanduá ainda com vida.
De acordo com a corporação, o animal apresentava dificuldades para caminhar, estava debilitado e acuado em meio à vegetação.
A equipe realizou o resgate com técnicas adequadas de contenção, garantindo a segurança do animal e dos policiais. Em seguida, o filhote foi encaminhado ao Hospital e Centro de Reabilitação da Fauna Silvestre (HFAUS), onde recebeu avaliação veterinária e todos os cuidados necessários para sua recuperação.
O tamanduá-bandeira é uma espécie classificada como vulnerável à extinção no Brasil, e os atropelamentos em rodovias representam uma das principais ameaças a sua sobrevivência.
A PMDF alerta que a ocorrência reforça a importância da atenção redobrada dos motoristas em trechos que atravessam áreas de fauna silvestre, especialmente durante a noite e nas primeiras horas da manhã, quando esses animais são mais ativos.
Ver essa foto no Instagram
Fonte: Metrópoles




