EnglishEspañolPortuguês

REFRESCO

Tamanduá-bandeira 'nadador' é flagrado atravessando rio no interior de SP

25 de dezembro de 2022
2 min. de leitura
A-
A+
Ouça esta matéria:
Foto: Polícia Ambiental/Divulgação

Uma equipe da Polícia Ambiental de Lins (SP) flagrou nessa semana um tamanduá-bandeira adulto atravessando a nado um rio da cidade.

O flagrante foi feito em um trecho do Rio Dourado, pertencente à bacia do Rio Tietê, onde a distância entre as margens é estimada entre 300 e 500 metros.

Segundo a polícia, o flagrante aconteceu durante patrulhamento da Operação Piracema na última segunda-feira (19), mas as imagens só foram divulgadas na sexta-feira (23).

No vídeo e nas fotos, é possível ver o tamanduá-bandeira nadando no meio do rio, praticamente apenas com a cabeça fora d’água, até o momento em que o animal chega à margem e sai caminhando até adentrar à mata.

Segundo os policiais, a equipe do Policiamento Náutico se surpreendeu com a “visita ilustre” e desligou o motor da embarcação para fazer o acompanhamento do animal sem assustá-lo.

Foto: Polícia Ambiental/Divulgação

Apesar de a cena ser considerada pouco usual até mesmo para policiais acostumados com o patrulhamento náutico, a zootecnista do Zoológico Municipal de Bauru Cláudia Ladeira explica que a espécie, que é terrestre, se adaptou bem para desenvolver atividades aquáticas.

“Mesmo sem possuir ‘nadadeiras’ ou membranas entre os dedos para ajudar na locomoção na água, é comum o tamanduá-bandeira nadar. A espécie se adaptou para criar essa aptidão visando tanto realizar travessias de rios no seu habitat, como também se limpar. Eles adoram a água”, diz a zootecnista.

Segundo a diretora do zoo, o parque de Bauru possui três espécimes de tamanduá-bandeira que aproveitam bastante o tanque existente no seu recinto. Segundo ela, os animais entram na água todos os dias para tomar banho e se limpar.

Veja o vídeo:

Fonte: G1

    Você viu?

    Ir para o topo