Na última quarta-feira (03), um tamanduá-bandeira foi encontrado em um depósito do 19º Batalhão da Polícia Militar do DF (PMDF), no Complexo Penitenciário da Papuda, em São Sebastião (DF).
Segundo o Correio Braziliense, o animal apareceu no local de madrugada e, somente por volta das oito horas, acionaram o Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) para fazer o resgate. Para realizar os procedimentos de contenção do animal, foram necessários duas equipes.
Conforme o sargento Fernando Nascimento, que participou de um dos grupos, houve dificuldades no processo. “O local em que ele estava era muito apertado, por isso foi difícil. Ele resistiu um pouco e teve que ser puxado”, comentou.
Após o resgate foi constatado que o animal não apresentava lesões e foi solto em uma área de vegetação do Cerrado, seu habitat, próximo à Papuda.
Orientações
De acordo com a assessoria da PMDF, é rara as aparições de animais nas instalações locais. O sargento Fernando Nascimento orienta como proceder em casos de animais silvestres encontrados em ambientes urbanos.
“Se houver invasão, evite contato com o animal e não deixe crianças e animais domésticos por perto. Isole o local e acione o Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA). Na natureza é um animal tranquilo, mas pode se tornar perigoso quando ameaçado”, orientou o policial.