Um morador de Pedregulho, na região de Campinas, em São Paulo, hospedou por uma noite um tamanduá-bandeira. O visitante incomum foi descoberto no quintal da casa, que fica no centro da cidade nesta terça. O bicho aparentava cansaço e ficou quieto em um canto do quintal até que um ambientalista chamado pela família chegou bem perto. O animal, assustado, escalou a parede e foi para cima do muro.
Segundo a Polícia Ambiental, o tamanduá, que não estava ferido, foi capturado e depois solto na reserva do Parque Bom Jesus, em Pedregulho.
O tamanduá-bandeira está na lista dos animais em risco de extinção. É típico das áreas de cerrado, pouco agressivo e come formigas e cupins. De acordo com o biólogo da Universidade de São Paulo (USP), Hertz Figueiredo dos Santos, o animal que foi capturado em Pedregulho pode ter ido até a cidade atrás de alimento.
Vários animais silvestres têm sido encontrados em cidades da região. Os especialistas avaliam que o desmatamento e as queimadas têm obrigado os bichos a procurar abrigo e comida nas áreas urbanas.
Fonte: O globo