EnglishEspañolPortuguês

DIREITOS ANIMAIS

Tailandeses trocam gato verdadeiro por um personagem de pelúcia em ritual para trazer chuva

Decisão foi tomada pelos moradores para evitar causar estresse e sofrimento para os gatos

2 de maio de 2024
Júlia Zanluchi
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: Captura de tela de Tskasasagi | X

Por conta do longo período de seca vivido na Tailândia, moradores de três aldeias na província de Nakhon Sawan se reuniram para reviver o ritual tradicional de desfilar com um gato para trazer chuva às aldeias afetadas. Entretanto, no ritual realizado no fim de abril, eles decidiram levar um gato de pelúcia no lugar de um verdadeiro.

A adaptação chamou a atenção global depois de ser postada no X, anteriormente conhecido como Twitter, por Tarin Clanuwat, uma cientista de pesquisa com doutorado em Literatura Japonesa pela Universidade de Waseda. Sua postagem, que incluía uma imagem de um brinquedo de pelúcia do Doraemon sendo carregado em uma gaiola, se tornou viral, acumulando mais de 16 milhões de visualizações, 219 mil curtidas e mais de 39 mil compartilhamentos até a manhã de hoje.

O Doraemon é um popular personagem de mangá e anime japonês muito popular em toda a Ásia, que representa um gato robótico com a capacidade de viajar no tempo.

Fontes locais na Tailândia relataram que a cerimônia, conhecida como Cerimônia Hae Nang Maew (Cerimônia de Desfile de Gatos), é uma prática costumeira entre os agricultores tailandeses. Acredita-se que desfilar um gato, animal que tradicionalmente não gosta de se molhar, irá atrair os deuses da chuva para trazer a precipitação essencial para suas colheitas.

No ritual original, o choro de um gato durante a procissão é visto como um presságio de chuva iminente. No entanto, aqueles que realizaram a cerimônia optaram por usar um brinquedo de pelúcia do Doraemon no lugar de um gato vivo.

Vários internautas que comentaram na postagem de Clanuwat observaram que a substituição garante que a essência da cerimônia seja preservada sem expor um gato real a possíveis desconfortos, além de chamar atenção para o problema da seca no país.

A Tailândia tem enfrentado uma severa onda de calor nas últimas semanas, com mais de três dezenas de distritos em 77 províncias registrando temperaturas recordes.

    Você viu?

    Ir para o topo