Três supostos caçadores e um motorista foram detidos e encaminhados à Polícia Federal (PF) em São Mateus, no norte do Espírito Santo, na manhã deste sábado (25). Todos tentavam invadir a reserva ambiental de Sooretama. Eles estavam com vários materiais de caça e foram flagrados por uma equipe de 12 pessoas que receberam denúncia anônima a respeito da ação criminosa.
Segundo os responsáveis da reserva, os principais alvos seriam pacas, tatus e capivaras. Este ano 23 caçadores já foram presos na região. Os presos deste sábado são o motorista Rafael Ferreira Gabugo, de 26 anos; Rogério Mouro, de 22, Edézio da Silva, de 23, e Cléberson Valandro, de 30.
Dentro do veículo em que os quatro estavam, havia dois rifles calibre 22, uma espingarda calibre 36, facões, redes, armadilhas de trilha e lanternas. Tudo foi apreendido pela Polícia Militar Ambiental e encaminhado à Superintendência da PF. No momento do flagrante apenas Silva tentou fugir. O rapaz correu logo depois do grupo ser surpreendido, mas acabou sendo capturado. A polícia informou que eles devem responder judicialmente por porte ilegal de armas, formação de quadrilha e invasão em área de preservação.
O grupo era aguardado por dois policiais militares ambientais, dois fiscais do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), dois fiscais do Instituto Chico Mendes e seis fiscais da Vale – parceira da reserva biológica. O chefe da Reserva, Eliton Lima, informou que os animais preservados são alvos de caçadores por conta do comércio de carne para consumo como alimento na região.
Fonte: O Globo