EnglishEspañolPortuguês

BEM-ESTARISMO

"Stress-free": cientistas são premiados por estimular testes em animais

17 de novembro de 2021
Vanessa Santos | Redação ANDA
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: Ilustração | Pixabay

Um grupo de cientistas portugueses conquistou o prêmio “3Rs Refinement Prize”, por desenvolver uma tecnologia que diminui os efeitos dos testes científicos feitos em animais em laboratórios.

O método criado pela equipe da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMCU) com colaboração da Escola Superior de Tecnologia de Coimbra (ETeSC), em Portugal, diminui os efeitos da alimentação forçada em ratos e murganhos para fins científicos.

Os pesquisadores Sofia Viana, Flávio Reis e Inês Preguiça, criaram uma goma semissólida capaz de incorporar os fármacos usados nos testes com animais. ‘Essa ‘goma’ é ingerida de forma voluntária pelos animais’, conta Sofia em entrevista para a agência DNotícias.

“É uma tecnologia ‘stress free’ que busca minimizar os efeitos do envenenamento causado aos animais durante os experimentos”, explana Viana. “A outra grande vantagem é o fato de ser uma solução metabolicamente inerte, ou seja, uma tecnologia que pode ser usada num conjunto muito vasto de experiências, como por exemplo, doenças metabólicas, do sistema nervoso central e doenças gastrointestinais, entre outras”, acrescenta Sofia.

A tecnologia foi reconhecida pela European Partnership for Alternatives Aproaches to Animal Testing (EPAA), junto com alguns colaboradores de diferentes áreas, tais como a Comissão Europeia, federações de saúde, meio ambiente e defesa dos animais, além do apoio de laboratórios das indústrias farmacêuticas e cosméticas de Portugal.

Nota da Redação: como nós, os animais nasceram para viver livremente. Manter um animal engaiolado é um dos crimes mais cruéis do ponto de vista ético. Infelizmente as nossas leis ainda permitem que algumas espécies de roedores e primatas sejam utilizadas para realizar testes de produtos de uso humano e pesquisa de doenças. Não podemos mais aceitar calados este tipo de prática como também todas as outras que tratam os animais apenas como meio para se obter os resultados desejados por comunidades cientificas. As leis precisam avançar e proibir qualquer forma de utilização de animais para testes.

Você viu?

Ir para o topo