Por David Arioch
A startup Perfect Day anunciou hoje o lançamento de uma linha de sorvetes nos sabores chocolate ao leite, fudge com baunilha e amora com caramelo e baunilha. O diferencial do produto de origem não animal é contar com “proteína idêntica” a do leite de vaca, criada a partir de levedura e fermentação microbiana.
“O que estamos fazendo aqui é completamente novo para o mundo”, disse Ryan Pandya, CEO e cofundador da Perfect Day. Criadas por meio de um processo de fermentação semelhante ao da fabricação de vitaminas e aminoácidos, as proteínas da Perfect Day imitam o sabor, os nutrientes e a textura do leite de vaca.
“Nosso objetivo sempre foi o impacto – abrir o caminho para um planeta mais amável e mais verde”, afirma Perumal Gandhi, cofundador da Perfect Day. Fundada em San Francisco, nos Estados Unidos, a startup arrecadou no início do ano passado 24,7 milhões de dólares para investir no desenvolvimento de alternativas aos laticínios.
A ideia do projeto surgiu a partir de um desejo pessoal de encontrar um meio de motivar as pessoas a substituírem os laticínios. Pandya e Perumal, que se tornaram vegetarianos na faculdade, contam que assim que se informaram sobre as implicações do processo de produção de carne e laticínios decidiram abdicar desses alimentos de origem animal.
A dupla enfatiza que o leite a partir de levedura e fermentação microbiana tem condições de competir com a indústria de laticínios em um futuro não muito distante, inclusive em relação a preços.
Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, independentemente do valor, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.