A startup americana EyeEm surpreendeu a todos no evento Photo Hack, realizado em Berlim no começo de junho. No encontro, que reuniu fotógrafos, desenvolvedores e outros profissionais para discutir o futuro da fotografia, foi lançado o aplicativo Snapcat, que permite aos gatos tirar autorretratos. O produto foi considerado tão fora dos parâmetros dos aplicativos de fotografia convencionais que recebeu uma Menção Honorária de Vencedor.
O Snapcat usa um ponto vermelho de luz para atrair os gatos à bricadeira, fazê-lo tocar a tela e disparar a foto.
Mas como um gato pode tirar fotos? Para atrair o animal curioso, o aplicativo cria um ponto vermelho de luz que fica circulando pela tela. Atraído pelo brilho e movimento, o animal dá patadas na tela do aparelho, o que dispara a máquina fotográfica. Os desenvolvedores se inspiraram nas brincadeiras com ponteiros a laser, que os gatos gostam de perseguir.
Terminada a sessão, o tutor deve usar seus dedos para tocar o botão de volume do smartphone ou tablet e terá a possibilidade de encaminhar a foto para o editor de imagens Aviary Tools, um dos mais usados em dispositivos móveis e gratuito para download.
Por enquanto, o aplicativo só está disponível para o sistema Android. O design ainda é simples, e as funcionalidades, poucas. O programa ainda não permite que as fotos sejam gravadas no celular. Elas são postadas na rede social do EyeEm e de lá podem ser compartilhadas com outras redes, como Facebook ou Twitter. Apesar das poucas opções, o aplicativo funciona, como atestam o prêmio recebido e as fotos de Nyan, o gato-propaganda da startup.