EnglishEspañolPortuguês

SP suspende vacinação contra raiva após morte de ao menos dez animais

19 de agosto de 2010
1 min. de leitura
A-
A+

A Secretaria de Saúde de São Paulo anunciou nesta quinta-feira (19) a suspensão imediata da campanha de vacinação de gatos e cães contra a raiva. De acordo com o governo do Estado, a decisão foi tomada “por precaução”, em razão de a dose ter causado reações nos animais, o que pode colocar a vida dos bichos em risco – ao menos dez morreram desde segunda-feira (16).

Em nota, a secretaria diz que “o maior número de eventos adversos notificados é procedente dos municípios de São Paulo e Guarulhos, que têm ampla experiência na realização de campanhas de imunização de cães e gatos”.

“Nessas duas cidades foram registradas sete casos de choque anafilático [reação alérgica intensa e imediata] em animais vacinados, dos quais seis morreram, sendo quatro gatos e dois cães.

No interior do Estado foram registrados quatro mortes, sendo dois cães e dois gatos. A maior parte das reações foi observada em gatos e nos cães de pequeno porte (com 6,5 kg de peso).

Ao todo, só na cidade de São Paulo foram notificadas 567 reações adversas entre segunda e terça-feira (dias 16 e 17). 38% desses casos foram considerados graves, com ocorrência de prostração, anorexia, dificuldade respiratória, convulsões e hemorragias. Como nesse período foram vacinados 121.691 animais nesse período, a vacina causou reação em mais de 4% dos bichos que tomaram a dose.

Fonte: R7

Você viu?

Ir para o topo