Soldados russos que estavam cercados em uma região de Yampil (Ucrânia) comeram vários animais de um zoológico, de acordo com uma entidade que se dedica ao resgate de bichos abandonados durante a guerra, iniciada no fim de fevereiro. Não se sabe se os russos estavam famintos ou se devoraram os animais como demonstração de poder.
O vilarejo foi finalmente libertado em 10 de outubro. Quando voluntários da entidade chegaram ao zoológico, dez dias depois, descobriram carcaças de vários animais devorados, incluindo um bisão, cangurus, burros e avestruzes. Havia ossos e outros restos mortais espalhados por várias partes da localidade. A cena foi descrita pelos ativistas como retrato do “horror”.
Dois camelos, um canguru, vários leitões, pássaros e lobos também morreram no zoo, provavelmente de fome. Alguns animais tiveram a sorte de escapar.
“Os moradores disseram que eles (os russos) comeram os cangurus, ainda não encontramos os ossos porque há muitos deles, eles estão espalhados por todo o zoológico. Havia um bisão, ele estava correndo pelo vilarejo, e depois foi morto e comido. Vários burros, os avestruzes foram comidos”, disse um integrante da organização ao canal ucraniano Espreso.
A equipe agora está coletando evidências que serão entregues ao governo da Ucrânia para estabelecer acusações de crimes contra animais cometidos pelas forças da Rússia. Nos últimos anos tem havido uma forte pressão para incluir o “ecocídio” no estatuto do Tribunal Penal Internacional.
Nota da Redação: Animais aprisionados em zoológicos estão expostos a todos os tipos de perigo, além de doenças e estresse, eles são extremamente vulneráveis em casos de desastres naturais, ou como vemos neste caso, de uma guerra. Eles são expostos à bombas, medo, estresse, abandono, fome, ferimentos e, se não morrem por todos os motivos anteriores, acabam sendo mortos para alimentação. Zoológicos e qualquer outro local de atração que explora animais devem ser banidos.
Fonte: EXTRA