EnglishEspañolPortuguês

SOLIDARIEDADE

Soldados estão ajudando civis com seus animais a sair da Ucrânia em segurança

7 de março de 2022
Bruna Araújo | Redação ANDA
4 min. de leitura
A-
A+
Foto: Janos Kummer | Getty Images

Soldados ucranianos estão ajudando civis com seus animais domésticos a embarcarem em ônibus e deixarem o país em segurança após 12 dias de invasão russa. Organizações internacionais que lutam em defesa dos direitos animais estão enviando suprimentos para ajudar abrigos da Ucrânia que acolhem milhares de animais abandonados. Muitos ativistas e protetores independentes optaram por permanecer no país para oferecer auxílio a ONGs ou lar temporário para cães e gatos deixados para trás por refugiados.

James Sawyer, diretor britânico do Fundo Internacional para o Bem-Estar Animal (IFAW), disse à BBC que a organização está apoiando dois abrigos de animais na Ucrânia com mais de 1.100 cães sob seus cuidados com alimentos e suprimentos. A PETA afirma que encaminhará para a Ucrânia cerca de 20 toneladas de alimentos para animais, além de cobertores, medicamentos e vacinas. A organização está fechando parceria com abrigos da Romênia para acolher animais ucranianos.

Cerca de 1,4 milhão de pessoas deixaram o país. Muitos abandonadoram seus cães e gatos em abrigos ou os deixaram à própria sorte. Felizmente, outros priorizaram seus companheiros de quatro patas e os levaram por longas viagens até os países vizinhos. Índia, República Tcheca, Lituânia, Polônia, Romênia, Hungria e Eslováquia abriram suas fronteiras para receber refugiados com seus animais. O Brasil também enviou voos para buscar brasileiros e seus animais que estão na Ucrânia.

Foto: Andreea Alexandru | AP Photo

Militares e animais

Enquanto centenas de pessoas cruzam as fronteiras ucranianas na companhia dos seus animais domésticos e abrigos e ativistas lutam contra a superlotação, a falta de suprimentos e o aumento do abandono de cães e gatos deixados para trás pelos seus tutores, soldados ucranianos também estão ajudando a cuidar, alimentar e acolher animais desabrigados.

Muitos animais se aproximam das trincheiras em busca de alimento e lá encontram carinho e atenção. Imagens divulgadas pelo jornalista David Leavitt captam vários momentos de ternura, amor e compaixão em meio à tensão e o terror trazidos pela guerra. No entanto, muitos seguidores alertaram que é muito perigoso para os animais e que o ideal é que ONGs resgatem os animais.

Abrigos também enfrentam conflitos

A invasão russa obrigou milhares de ucranianos a fugirem do país. Muito tiveram a consciência e a compaixão de levarem seus animais, mas, infelizmente, muitos cães e gatos foram deixados para trás pelos tutores que cruzaram a fronteira apenas com suas bagagens e filhos. A capital do país, Kiev, se tornou o principal ponto de concentração de ucranianos em busca de abrigos.

Estações de mêtro se tornaram abrigos antibombas e muitos tutores levaram os seus animais para lá. Imagens que viralizarem em todo o mundo mostram pessoas agarradas aos seus animais queridos, sem saber o que o futuro lhes reserva. Além do abandono e da abusca por acolhimento, muitos tutores deixaram seus animais aos cuidados de abrigos, que já sofrem com a superlotação.

Nastya Aboliesheva, que trabalha no abrigo Happy Paw, com sede em Kiev, disse à Newsweek: “Nosso trabalho agora é importante e necessário, porque os animais não entendem o que está acontecendo e também precisam de ajuda e tratamento. A principal coisa que as pessoas podem fazer agora é não deixar seus animais ao acaso, mas estar perto deles ou levá-lo durante a migração”.

Foto: Anastasia Vlasova | Getty Images

Alguns países vizinhos, como Polênoa, Romênia e Eslováquia afrouxaram suas normas e regulaentos de fronteira permitindo que refugiados ucraniaos passem pelas fronteiras sem a documentação veterinária obrigatória para transporte de animais. No entanto, os animais que continuam no país precisam emergencialmente de comida, remédios e cuidados.

Abrigos da Ucrânia estão enfrentando uma crise sem precedentes, pois suprimentos de alimentos e medicações de uso veterinário estão acabando. Com a guerra, não há perspectiva de abastaecimento. Ativistas e voluntário estão arriscando a própria vida para cuidar dos animais que foram deixados para trás. No país, há cerca de 50 mil animais em situação de rua.

Abrigos estão correndo contra a tempo para resgatar e acolher animais sem lar temendo que eles sejam atingidos por bombas ou estilhaços. Daqui a poucos dias não hevará mais alimento em nenhum abrigo ucraniano. Todos fazem um apelo por ajuda internacional. Confira abaixo uma lista, organizada pela Plant Based Treaty, de abrigos que estão recebendo doações:

Happy Paw – @happy_paw
Uanimals – @uanimals.official
Shelter Ugolyok – @shelther_ugolyok
Sirius – @sirius.shelter
International Animal Protection League – @international_animal_rescue

    Você viu?

    Ir para o topo