Recentemente, os moradores de uma cidade no norte da Califórnia, nos Estados Unidos, foram forçados a evacuar suas casas devido ao maior incêndio florestal do estado, o Park Fire, que já queimou aproximadamente 150 mil hectares. Entre eles, estava um morador com seus cachorros fugindo da zona de incêndio em um caminhão que ficou avariado.
“Infelizmente, o morador teve que deixar o caminhão para trás, que incluía dois Rottweilers adultos e seus filhotes”, escreveu o Xerife do Condado de Butte. “O tutor forneceu aos socorristas a localização do caminhão, mas a área não era imediatamente acessível devido ao incêndio.”
Felizmente para os cães, no entanto, a esperança não estava perdida. Ao tomar conhecimento da situação dos cães, Trevor Skraggs, da Equipe de Busca e Resgate do Xerife do Condado de Butte, decidiu que faria de tudo para salvá-los.
Viajando de helicóptero para a zona de incêndio, Skraggs foi deixado em um ponto de pouso seguro a uma certa distância de onde os cães foram vistos pela última vez. “Após chegar, Trevor correu 2,4 quilômetros até o local e encontrou os filhotes e a mãe vivos, mas cansados e com muita sede”, escreveu o escritório do xerife.
O pai dos filhotes infelizmente não sobreviveu, mas Skraggs garantiu que o resto da família não teria o mesmo destino. Ele deu alimentos e água para os cães. Em seguida, guiou a família exausta de volta ao helicóptero que os esperava.
Quando chegaram em um região segura, os cães foram transferidos para os cuidados do North Valley Animal Disaster Group, uma ONG que trabalha para manter os animais deslocados pelo incêndio em segurança.