Um cervo Axis, conhecido como chital e nativo de florestas da Ásia, foi flagrado correndo em uma rua de Seara, no Oeste de Santa Catarina. O vídeo mostra o cervo assustado disparando em velocidade na frente da casa da moradora Bárbara Alice, que fez o registro e definiu a situação como algo “inexplicável” (veja abaixo).
O registro ocorreu em 8 de setembro, no bairro São Daniel. Até a manhã desta quinta-feira (14/09), os bombeiros da cidade não tinham recebido chamados referentes a resgate de cervos.
— Estava fazendo meu serviço de casa, como sempre, e, nesse meio tempo, minhas cachorras começaram a latir mais do que o normal. Fui lá fora verificar o que estava acontecendo e passou um cervo, foi algo de segundos — relata a moradora em conversa com o g1 SC.
Conforme a prefeitura de Seara, a suspeita é que ele tenha saído de uma região de mata, já que não há zoológicos ou parques com animais no município.
Espécie exótica e nativa da Ásia
De acordo com o doutor em biologia Jackson Preuss, a espécie é exótica e não ocorre naturalmente na região, já que vive em florestas de países como Índia, Sri Lanka, Nepal, Bangladesh, Butão e Paquistão.
Apesar disso, os registros de cervos em meio urbano, especialmente na região Oeste, têm aumentado nos últimos anos.
— No Brasil, acredito que esses animais surgiram por escapes acidentais: eram criados em cativeiro e acabaram fugindo. Mas não se descarta também uma possível migração, como já aconteceu no Rio Grande do Sul, que [cervos] migraram do Uruguai e da Argentina para lá — comentou ao g1 SC.
Esses grandes mamíferos, cujo macho chega a pesar 110 quilos e medir um metro e dez centímetros na altura da cernelha, podem ter ultrapassado a fronteira por terra, como também por água, já que são exímios nadadores. A espécie é herbívora e não têm predadores em Santa Catarina.
O que significa um animal ser exótico?
Diferente dos animais silvestres, Preuss explica que as espécies exóticas são aquelas que não ocorrem naturalmente em determinado local.
— Esse animal foi introduzido por algum motivo, acidental ou proposital, mas ele não utiliza esse local naturalmente. Não se desenvolveu, não evoluiu aí, e também não utiliza o espaço nem para reprodução, nem para passagem — afirma o especialista.
E o que são animais silvestres?
Já os animais silvestres, segundo ele, ocorrem naturalmente dentro de determinado habitat. Podem ocupar definitivamente o local ou utilizá-lo para reprodução e passagem.
— Por exemplo, uma ave migratória que utiliza um determinado local em determinado período já é considerada uma espécie silvestre, mesmo se reproduzindo em outro local, e assim por diante —complementa.