Milhares de artigos fabricados a partir de couro e pele de gatos e cachorros estão à venda em um site de vendas on-line chamado Taobao, informou nesta terça-feira (21) o Shanghai Daily.
De acordo com pesquisas realizadas pela AFP no Taobao, as calças e os chapéus elaborados com pele de cachorro, populares por sua capacidade de proteger do frio, são os produtos mais vendidos.
“Esses produtos estão no Taobao, junto a centena de outros”, declarou à AFP um porta-voz de Alibaba, matriz do site Taobao.
Segundo os defensores dos animais, o couro e a pelagem são provenientes da caça de animais abandonados; alguns têm igualmente a carne consumida no sul do país.
“Nós temos voluntários para proteger os animais, mas o controle do governo é insuficiente”, segundo Zhai Yining, um responsável da Associação Chinesa de Defesa dos Pequenos Animais citado pelo jornal.
Segundo as regras promulgadas pela Taobao em novembro de 2009, a venda de produtos fabricados a partir de gatos e cachorros é proibida no site.
Mas o número de inspetores encarregados de apagar as informações ilícitas no Taobao.com não é suficiente, reconheceu um dirigente de Alibaba, que preferiu se manter no anonimato, para o Shanghai Daily.
Nota da Redação: A mesma repulsa que temos em saber que o couro e os pelos de cães e gatos estão sendo usados para produzir mercadorias deve ser a mesma em relação aos de outras espécies, como vaca, carneiro, coelho etc. A crueldade contra os animais precisa ter um fim. Boicotar esses produtos é um caminho eficaz para acabarmos com a exploração e violência contra os animais.