A polícia da Flórida está pedindo aos cidadãos que parem de tirar selfies com um urso-preto que aparenta estar deprimido e foi visto vagando tristemente à beira da estrada.
O urso instalou-se no lado norte da Rodovia 98, em Santa Rosa Beach, no início desta semana. Segundo uma publicação no Facebook do gabinete do xerife do condado de Walton, ele rapidamente atraiu a atenção indesejada de motoristas.
“Os espectadores estavam tentando tirar selfies com o urso, e ele claramente não está disposto a tirar fotos. O urso mostrou sinais de estresse severo”, dizia a publicação.
O post descreveu o grande urso macho como “estressado, deprimido e exausto” e pediu ao público que não se aproximasse de um urso-preto em nenhuma circunstância, “especialmente aqueles que estão demonstrando agressividade, como esse grande sujeito”.
Guardas florestais da Comissão de Conservação de Peixes e Vida Selvagem da Flórida (FWC) foram enviados para investigar após uma ligação do gabinete do xerife relatar “multidões de curiosos parando para tirar fotos do urso”, que estava sentado ao lado de um poste de telégrafo.
Um porta-voz da FWC afirmou que, quando os oficiais e biólogos chegaram ao local, “o urso havia se dispersado e caminhado para a floresta adjacente”.
Ele explicou que, com base nas imagens compartilhadas com a equipe, “o urso não parecia estar ferido. Ele pode ter apenas superaquecido e estava descansando antes de seguir em frente.”
Ursos-negros são comuns em muitas áreas da Flórida, especialmente na primavera e no verão, quando os filhotes começam a deixar a área de distribuição de suas mães e procurar novos habitats.
“Normalmente, os ursos se movem por conta própria. Se você vir um urso, dê espaço a ele, não tente se aproximar e nunca o alimente”, disse o porta-voz, apontando para o site de aconselhamento bearwise.org.
“Aglomerar-se ao redor de qualquer urso nunca é recomendado, pois os ursos podem ficar na defensiva quando ameaçados. Sempre dê aos ursos o máximo de espaço possível.”
Em fevereiro, uma moradora de Santa Rosa Beach gravou um vídeo de um urso preto andando pelo seu quintal e batendo na porta da frente. Outros encontros recentes na Flórida incluíram um urso passeando pelo campus da Universidade da Flórida em junho e a captura e realocação de um urso preto em maio, depois que ele foi visto vagando pelo centro de Fort Myers. As autoridades disseram que, em todos os casos, o urso estava procurando comida.
Estima-se que haja 4.050 ursos-negros vivendo na natureza na Flórida, de acordo com dados da FWC.
No mês passado, o governador republicano Ron DeSantis sancionou um projeto de lei cruel que permite ao público atirar e matar ursos por uma ameaça percebida a “uma pessoa, animal doméstico ou moradia”.
A legislação foi elaborada pelo congressista estadual republicano Jason Shoaf, um caçador ávido, que afirmou em fevereiro que “ursos sob efeito de crack” estavam invadindo as casas das pessoas e “as destruindo”. Na época, após intensa apuração, nenhum episódio havia sido registrado.