Uma pesquisa aponta que 21% dos gatos disponíveis para adoção possuem pelos na cor preta e, na maioria das vezes, foram abandonados ou resgatados em condições de maus-tratos. Realizado pela ONG Catland, em parceria com a Petlove, o levantamento ouviu 18 organizações em uma ação que visa promover conscientização sobre os animais.
Em datas como a sexta-feira 13, conhecida como o dia do azar, a desinformação acaba fortalecendo o preconceito e os animais se tornam vítimas de maus-tratos. Isso porque uma antiga superstição que associava os gatos pretos à bruxaria na Idade Média faz com que as pessoas acreditem, até hoje, que os felinos trazem má sorte.
Para reverter o cenário de violência, a Catland e a Petlove irão distribuir vouchers com fotos e a história de cada gato que está aguardando por uma família. Cada cupom oferece 50% de desconto em itens para felinos. Além disso, as famílias que adotarem os gatos pretos da Catland receberão um ano de plano de saúde para o animal.
“Precisamos desconstruir os mitos que envolvem os gatos pretos – que nada têm a ver com azar ou má sorte. Isso só contribui para a disseminação do preconceito e, por consequência, dos maus tratos e abandono desses animais, que muitas vezes passam anos aguardando um novo lar nos abrigos, chegando até mesmo ao fim da vida sem nunca encontrar um tutor”, destaca Jade Petronilho, médica-veterinária e coordenadora de conteúdo da Petlove.
A Catland é uma organização do terceiro setor que busca conscientizar a sociedade sobre a guarda animal responsável, além de contribuir para o controle populacional dos gatos em situação de rua encontrando um lar para cada um deles. Ao todo, a entidade já atendeu mais de 6.300 gatos abandonados por meio de castração, resgates e adoção. A equipe da Catland é composta por mais de 200 voluntários.
Tanto a ação em parceria com a Petlov, quanto as atividades realizadas pela organização estão alinhadas ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 3 da Agenda 2030 da ONU, que diz respeito à saúde e o bem-estar.
Fonte: Observatório do 3º Setor