O Centro de Controle de Zoonose (CCZ) ampliou o serviço de castração de cães e gatos. Após obras de adequação e a contratação de prestadores, o CCZ reativou o serviço na própria sede, localizada no bairro do Trobogy.
No local, os animais encaminhados por ONGs terão prioridade no atendimento.
Mas, o público geral também pode encaminhar seus bichos domésticos para castração. Para ter acesso ao serviço, o tutor do animal deve ligar para o Disque Saúde 160, ou para o Salvador Atende 156, para agendar atendimento junto à Coordenadoria de Saúde Ambiental (Cosam), no CCZ, onde será encaminhado para uma das 27 unidades de saúde distribuídas pela cidade para fazer o cadastro. No agendamento, os interessados devem levar o cartão do SUS e a carteira de vacinação de seu animal.
O cão ou gato deve ter entre oito meses e cinco anos de idade, peso acima de 1kg e apresentar boa condição de saúde. Além de cartão de vacinação anti-rábica. Em caso de esterilização de fêmeas, elas não podem estar em período gestacional. Depois deste processo o tutor do animal recebe uma guia para que a cirurgia seja agendada diretamente na Clínica Vida Animal, na Pituba, onde é feito o serviço através de convênio com a Prefeitura. A clínica estar realizando cerca de 290 atendimentos por mês.
A partir do mês de dezembro, a Prefeitura amplia o acesso ao serviço de castração animal com o funcionamento do Castramóvel. O veículo adaptado fará ações itinerantes em diversos bairros da cidade, principalmente onde há elevado notificação de casos de raiva.
Fonte: R7