(da Redação)
Um dos pontos mais tristes com relação aos elefantes em cativeiro tem a ver com a forma como mães e filhotes são arrancados uns dos outros. Mas esta sortuda família escapou desse destino – e o seu resgate foi capturado em uma deslumbrante série de fotos.
Até há pouco tempo, Apple e sua filha Princess viviam em um dos muitos campos de elefantes da Tailândia para atrair turistas com suas ofertas de passeios de elefantes ou venda desses animais para serem usados em atrações similares.
O par vivia em um pequeno recinto, com Apple amarrada à sua tenda por uma pesada corrente. Princess tinha uma braçadeira de metal semelhante em uma de suas pernas da frente.
Apesar de elas terem ao menos a companhia uma da outra, isso não iria durar muito tempo. O grupo de resgate local Wildlife Friends Foundation Thailand (WFFT) soube que Princess, que tinha apenas oito meses de vida, havia sido colocada à venda.
Filhotes de elefantes são completamente dependentes de suas mães nos primeiros anos de vida e, em estado selvagem, uma filhote fêmea irá permanecer com a sua mãe por toda a vida. Uma vez vendida, Princess deveria enfrentar uma vida amarga no cativeiro após ter sido “quebrada” (“broken in” – expressão utilizada para designar a “quebra do espírito” dos elefantes através da privação de alimento e de sono, e de abusos físicos para uso na indústria de turismo da Tailândia.
Felizmente, um doador generoso interveio e ofereceu-se para cobrir o custo da transferência de Apple e sua filhote para a segurança do santuário WFFT. As equipes de resgate chegaram na semana passada para realocar os elefantes, recebendo uma gentil saudação da pequena família. As equipes de resgate devolveram as boas-vindas, presenteando Apple e sua filha com um banho refrescante, antes de movê-las. Os elefantes parecem saber quando algo emocionante está acontecendo, e o amor suave de Apple para com a sua pequena filha é facilmente perceptível nas fotos.As equipes de resgate colocaram Apple e sua filha em um caminhão, e partiram em viagem para seu novo lar.Elas chegaram à WFFT na sexta-feira e, apesar de elas só terem visto parte do santuário até então, o grupo relata que elas estão estabelecendo-se maravilhosamente.
As fotos mostram as elefantes felizes desfrutando de seu recinto maior e da vegetação ao redor.
Elas também gostam muito de banhos, tanto tradicionais quanto de poeira.
Acima de tudo, elas parecem felizes por estarem juntas.
A WFFT vai passar os próximos dias introduzindo gradualmente Apple e Princess nas áreas de sua nova casa. Elas já encontraram uma companheira elefante – uma fêmea dócil, quase cega, chamada Thongdee – que aceitou imediatamente a sua presença.
Finalmente libertas da exploração pela indústria de turismo, mãe e filha terão agora a chance de viver juntas, como a sua natureza determina.