A fotógrafa polonesa Monika Malek conta que enche os olhos de lágrima quando lê histórias de adoção de gatinhos especiais, cegos, sem uma perninha, com FIV ou FeLV. Mas ela também percebeu que não devia ser assim: “Adoraria que meu primeiro pensamento não fosse ‘tadinho, ele não tem uma perninha, deve ser tão difícil’, mas sim ‘haha, que gato fofo e incrível, ele deve ter uma boa vida’.”
Baseado nessa ideia ela criou a série de fotos I Am Still A Cat (Ainda sou um gato), para mostrar que sem perna, sem visão, doentes, eles continuam sendo gatos e fazendo coisas de gato. A descrição do álbum fala por si só:
Para você, o que faz um gato ser um gato? Qual é o aspecto mais felino em seus pets ronronentos? O ronronar? O banho lento, preguiçoso? Miau? Se lamber depois de comer? Roubar roupas da máquina de lavar? Derrubar coisas da mesa? Sentar em papeis? Observar pela janela? Sentar em lugares estranhos e pequenos demais? Dormir em poses retorcidas? Fazer caras engraçadas depois de cheirar algo? Expandir as pupilas, apenas um momento antes de se lançar em algo? Pular e girar no ar? O que é gato nos gatos? O que diz que gatos são gatos? E quando eles deixam de ser gatos?
Todas as fotos são da Monika Malek. E tem muito mais no album dela, aqui.
E ela merece uma super curtida na página dela por este projeto maravilhoso. Clica aqui!