EnglishEspañolPortuguês

Será realizada manifestação contra o comércio de animais no Mercado Central de Belo Horizonte (MG)

29 de março de 2012
3 min. de leitura
A-
A+

Stenia Couto
[email protected]

Foto: Divulgação

Em Belo Horizonte, nosso Mercado Central é conhecido há mais de 80 anos, por seu artesanato, produtos alimentícios de Minas, comida tradicional, bom ambiente, cervejinha gelada, boa companhia, conversa alegre entre amigos,  um lugar perfeito, não? Sim, seria perfeito, um mercado exemplo se não fosse sua parte triste e cruel, uma parte escura, onde vidas sem entenderem o porque entram e ficam em gaiolas por dias, meses, sem poder  ter a chance de correr, voar, sentir o sol, sentir o vento, serem amados, presos em gaiolas 24 horas por dias, amontoados, muitas vezes doentes, em total desconforto e estresse, sem condições de higienes, com excrementos em suas próprias jaulas, e quantas vezes esperando um carinho de uma mão que lhe tocará apenas um pouco, esperando alguém resgata-lo e leva-los daquele inferno.

Foto: Divulgação

Mas não sairão, pois estão confinados e condenados por essa venda cruel ser uma tradição e cultura de uma cidade. Sim, uma tradição e cultura foram um dos motivos que alegaram para vetar o projeto de lei 599/09 da vereadora Maria Lucia Scarpelli vetado pela Camera Municipal de Belo Horizonte em 2010. Sim, para muitos vereadores cultura e tradição são mais importantes que a vida de animais, afinal, para essas pessoas, eles são simples animais, e as ganancias do comercio são mais importantes. Muitas vezes, mesmo não sendo advogada e sim uma cidadã Brasileira, não compreendo o desrespeito das leis do nosso País, pois existem leis já em vigor, que não são respeitadas.  Onde está nosso Ministério Público que juridicamente são os responsáveis pelos animais do nosso País?

Pois de acordo com nossa Constituição Federal art. 196, 197 e 225, a lei Federal de Crimes Ambientais nº  9.605/98, à Lei Estadual MG nº 13.317/99 ( Código de Saúde do Estado de Minas Gerais, art. 99, inciso XV) e à Lei Muncipal de Belo- Horizonte nº 7.852/99, art.1º, se essas leis fossem cumpridas, eles não deveriam mais estar ali. E me pergunto onde está a fiscalização da Vigilância Sanitária de nossa cidade? Que permite a venda de alimentos, sabendo da presença dos animais no Mercado Central, me pergunto também, se seria permitido uma padaria vender animais em seu estabelecimento? Pois a lei é para todos não? Assim porque no Mercado Central de Belo Horizonte é permitido tal comércio?

Belo-Horizonte nas portas de ser a sede de uma Copa do Mundo, nos envergonhará. Pois turistas do mundo inteiro visitarão nossa cidade e verão como tratamos os nossos animais, e como é a fiscalização da Sanidade Pública da nossa cidade. Pois a venda em local fechado, de alimentos e animais, causarão indignação, nossos políticos deveriam pensar na imagem que vamos deixar para o mundo, e não aceitamos que o mundo pense que todos os cidadãos de BH aceitam esse tipo de comércio cruel, tenho certeza que somos maioria, e vamos lutar.

Não podemos mais aceitar, e mostrar nossa indignação, e  sabemos que os animais tem direitos e leis que proíbem esse tipo de comércio.  Assim, faremos uma Manifestação Contra ao Comércio de Animais no Mercado Cental no dia 15 de abril, horário 10:00 as 13:00 na Avenida Amazonas, em frente ao Mercado Central, nossa página da Manifestação Crueldade Nunca Mais Mercado Central BH é  http://www.facebook.com/events/354371017916403/ .

Contamos e pedimos o apoio de toda população de BH e aos Protetores , que somente comparecendo iremos chamar a atenção que necessitamos e mostrar que sabemos que os animais tem seus direitos e poder ajuda-los. E acabar com essa Crueldade que nos envergonha.

Foto: Divulgação

Você viu?

Ir para o topo