A Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos promove, nesta terça-feira (10), às 8h30, em Curitiba, Seminário Regional para Elaboração da Política Estadual de Controle Ético de Cães e Gatos. Esta é a segunda edição do ciclo de debates, que já foi realizado em Cornélio Procópio, no Norte do Estado, e deve passar por todas as regiões do Paraná.
O secretário estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Luiz Eduardo Cheida diz que o objetivo dos encontros é discutir com a sociedade e especialistas os principais problemas de cada região relacionados ao controle populacional dos animais. “São esses debates que subsidiarão diretrizes e ações para a criação da Rede Paranaense de Defesa e Proteção Animal, prevista no plano de governo”, afirma Cheida.
A nova política deve determinar medidas como: coibir as práticas que submetam os animais a violência e crueldade, apontar soluções éticas para o controle populacional e incentivar que os direitos animais sejam incluídos na educação ambiental.
A coordenadora da Agenda 21 Paraná e idealizadora do seminário, Rosana Vicente Gnipper, conta que o evento debaterá a implantação de sistema de identificação e registro, esterilização de forma massiva e contínua, campanhas de adoção, fiscalização e controle dos criadouros e programas educativos em guarda responsável.
SOCIEDADE CIVIL – O seminário reservou espaço da programação para que as organizações não governamentais (ONGs) e protetores independentes possam apresentar o trabalho que desenvolvem em defesa dos animais.
Em Curitiba, duas entidades se inscreveram para participar: a SOS Bicho e a Salva Bicho. Também será possível fazer a inscrição na hora para a apresentação dos trabalhos.
A representante da Salva Bicho, grupo de protetores independentes, Fabiane Rosa, vai falar sobre o trabalho de conscientização, sensibilização e castração realizado pela equipe. A Salva Bicho já resgatou das ruas de Curitiba e região metropolitana mais de 70 animais. “São animais vítimas de maus-tratos, doenças, acidentes e violência que damos toda a assistência necessária”, relata Fabiane. A Salva Bicho mantém os cães em hotéis particulares e custeia tratamento médico e alimentação com a ajuda de doações e padrinhos mensais.
PROGRAMAÇÃO – O médico veterinário Leonardo Nápoli, da Coordenadoria de Educação para o Trânsito do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR), abordará o tema “O risco para o trânsito da circulação de animais nas vias urbanas”. A veterinária e chefe da divisão de doenças transmitidas por vetores da Secretaria de Estado da Saúde, Themis Buchmann, falará sobre “Saúde pública e controle ético da população de cães e gatos”. Já a bióloga e professora da rede estadual de ensino, Andresa Liriane Jocobs fará uma apresentação sobre “Direitos animais – base para uma nova política de controle ético”.
Ainda será debatido o posicionamento do Conselho Regional de Medicina Veterinária, diante das campanhas massivas de esterilização de cães e gatos. O médico, Rafael Haddad, delegado regional do CRMV-Paraná falará sobre o tema.
O Seminário Regional para Elaboração da Política Estadual de Controle Ético de Cães e Gatos acontece na data em que é comemorado o Dia Internacional do Direito dos Animais. Criado em 1998 pela ONG inglesa Uncaged, a data é uma alusão à ratificação, na ONU, da Declaração Universal dos Direitos Humanos, em 1948 e chama atenção para a necessidade de inclusão de todos os animais como sujeitos morais, de direito, capazes de sentir e sofrer.
Serviço:
Seminário Regional para Elaboração da Política Estadual de Controle Ético de Cães e Gatos
Data: 10/12/2013 (terça-feira)
Horário: das 8h30 às 17h
Local: Auditório Mário Lobo – Palácio das Araucárias. Rua Jacy Loureiro de campos, snº, Centro Cívico
Inscrições: gratuitas e realizadas no local.