Cerca de 3 mil cachorros estão abandonados pelas ruas de União da Vitória, na região sul do Paraná, de acordo com o último Censo Animal realizado na cidade, em 2013. O município ainda não tem um canil municipal. Assim, os animais ficam soltos nas ruas, correndo riscos e oferecendo perigo à população, que se queixa da situação. “A pessoa pode ter um cachorro, mas desde que cuide em casa, né?”, afirma o aposentado José de Carvalho.
O Departamento de Defesa e Proteção Animal da prefeitura está castrando os animais para tentar diminuir o número de cães abandonados nas ruas da cidade. “No ano passado, nós castramos mais de 280 cachorros. Para outros 30 animais, conseguimos lares definitivos”, explica a responsável pelo setor, Marlene Goulart.
Apesar de não ter um canil municipal, União da Vitória tem a ONG Koala, de proteção aos animais. O local existe há mais de 20 anos e, hoje, abriga quase 250 animais, entre cães, gatos e até um macaco. “Seria bom se as pessoas adotassem, aí a gente teria novas vagas para animais doentes ou feridos”, explica a presidente da ONG, Walkiria Machado.
A prefeitura informou que deve construir um canil com capacidade para 30 animais até dezembro.
Fonte: G1