Tabatinga, cidade do interior de São Paulo reconhecida como a capital nacional do bicho de pelúcia e dos acessórios infantis, inaugurou o primeiro zoo de bichos de pelúcia do Brasil. Ficou curioso para saber como funciona? Descubra a seguir e ainda confira outros locais pelo mundo que também resolveram abrir pra apreciar o mundo nem tão selvagem das pelúcias com formatos de animais.
Denominado “O Mundo Encantado dos Bichos de Pelúcia”, o projeto foi idealizado pela prefeitura em 2019, com o objetivo de impulsionar o turismo local.
“Esperamos fomentar a economia local com turismo pedagógico e turismo de negócios. Nós somos a capital nacional do bicho de pelúcia. Então essa foi a forma que o município encontrou para isso, já que é um município turístico, mas, ao mesmo tempo, não tem muitos recursos naturais”, afirmou Marcelo Galati, chefe do gabinete de Tabatinga, em entrevista ao portal g1.
Como funciona o zoológico de pelúcia?
O empreendimento, que contou com um investimento de R$ 3 milhões provenientes de verbas estaduais e municipais, possui cinco cenários temáticos e uma sala pré-show, permitindo visitas guiadas para grupos de 30 a 40 pessoas. A cenografia foi desenvolvida por uma empresa externa, enquanto todos os bichos de pelúcia expostos foram fornecidos por fabricantes locais.
De acordo com a Associação dos Municípios de Interesse Turístico (MIT) do Estado de São Paulo, este é o primeiro zoológico de bichos de pelúcia do país e o maior empreendimento de turismo indoor da região.
Quanto custa?
A indústria de bichos de pelúcia representa 9% da economia de Tabatinga, gerando aproximadamente 1,5 mil empregos diretos e indiretos na cidade, que possui cerca de 15 mil habitantes. Até o final de 2024, as visitas ao zoológico serão gratuitas. A administração e operação do espaço a partir de 2025 serão definidas pela próxima gestão.
Outros zoológicos de pelúcia pelo mundo
Embora o zoológico de Tabatinga seja o primeiro do gênero com essa estrutura, iniciativas semelhantes já ocorreram em outros países. Em Pawtucket, Rhode Island, nos Estados Unidos, uma mulher criou um zoológico de bichos de pelúcia em seu jardim durante a pandemia, atraindo a atenção da comunidade local.
Na Eslováquia, um aposentado montou um zoológico de bichos de pelúcia em sua propriedade, exibindo uma coleção de 20 mil brinquedos.
Fonte: NSCTotal