O seitan, conhecido também como “carne” de glúten, é obtido da proteína da farinha, que é o glúten. Este prato não rende muito, mas o seitan sustenta bastante. Ele serve até umas 3 pessoas, se tiver acompanhamentos junto.
Ingredientes
Seitan:
4 xícaras (de chá) de farinha de trigo branca
1 e 1/2 xícara (de chá) de água
água para deixar de molho e para lavar
Molho para o cozimento:
2 colheres (de sopa) de óleo
3 dentes alho picados
1/2 xícara (de chá) de cebola picada
3 dedos de gengibre cortados (+- 3cm)
1 folha de louro
1/3 de xícara (de chá) de molho tomate
1/2 xícara (de chá) de shoyu
1 e 1/2 xícara (de chá) de água
Molho Madeira:
Molho para o cozimento (receita acima), mas coado (passe em uma peneira para tirar os pedaços dos outros ingredientes e ficar só o caldo)
1/4 de xícara (de chá) de vinho tinto seco (procure uma marca sem isinglass)
1/3 de xícara (de chá) de champignon picados
1 colher (de sopa) de amido de milho misturada com 2 colheres (de sopa) de água
Modo de preparo
Seitan
Coloque a farinha de trigo e a água em uma vasilha e sove por 10 minutos, até obter uma mistura homogênea. Faça uma bolinha com a massa, cubra com água e deixe de molho por 8 horas. Passado este tempo, coloque esta massa em um escorredor (sobre uma bacia também), e lave até a água sair transparente. (Veja o vídeo)
Deixe o seitan no escorredor, enquanto isso prepare o molho.
Molho para o cozimento
Em uma panela de pressão, em fogo médio, coloque o óleo e refogue o alho e a cebola até ficarem dourados. Adicione o gengibre picado, o molho de tomate, o shoyu, a água e a folha de louro e deixe ferver. Quando estiver fervendo, coloque o seitan, jogue um pouco do caldo sobre ele e tampe. Deixe cozinhar por 20 minutos depois que pegar pressão e desligue.
Coloque o seitan com o caldo em uma vasilha, tampe e deixe marinando na geladeira por 8 horas. Para absorver melhor o molho, faça alguns furinhos nele. Retire o seitan do molho e corte-o em pedaços.
Em uma frigideira com cerca de 2 colheres de sopa de óleo, frite estes pedaços de seitan até ficarem douradinhos. Organize em uma travessa que possa ir ao forno e reserve.
Molho Madeira
Coe o molho do cozimento e coloque-o em uma panela. Adicione o vinho, o champignon e o amido de milho com a água. Misture e deixe ferver.
Jogue este molho sobre os pedaços de seitan da travessa e leve para assar a 240ºC por 30 minutos, e na metade do tempo, regue o seitan com o molho.
Coloque o seitan no prato em que será servido e está pronto!
Fonte: Presunto Vegetariano