EnglishEspañolPortuguês

Seis pinguins são resgatados em Florianópolis (SC) no fim de semana

25 de junho de 2013
1 min. de leitura
A-
A+
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Seis pinguins foram resgatados neste fim de semana pela Polícia Militar Ambiental em praias de Florianópolis (SC). Dois deles, estava muito debilitados e não conseguiram sobreviveram. Os outros foram levados para o centro de triagem de animais silvestres, no Norte da Ilha de Santa Catarina, onde estão recebendo tratamento.

Em média, cerca de 100 pinguins são encontrados em Santa Catarina todos os anos. “Se ele estiver na praia, fraco, não reagindo, a gente pede que as pessoas peguem esses pinguins com o auxílio de uma toalha ou pano, para que não levem bicada, coloquem dentro de uma caixa de papelão e tragam para a polícia ambiental”, explica a veterinária Cristiane Kolesnikovas.

Os pinguins-de-magalhães saíram da Patagônia, região que fica entre o Chile e a Argentina, a mais de três mil quilômetros de Florianópolis em linha reta. Só que o caminho dos pinguins é bem mais longo, já que a viagem é pelo mar.

A veterinária alerta que, quando estão doentes, esses animais precisam ser aquecidos. “Eles estão debilitados e precisam ser alimentados. Então, eles precisam de aquecimento. Nada de geladeira, nunca”, informa Cristiane. Com tratamento e cuidado adequados, as chances de recuperação aumentam bastante.

Um dos pinguins que está no centro de triagem de animais silvestres foi resgatado há quase dois meses bastante fraco e debilitado. Hoje, o animal já ganhou peso e está saudável, quase pronto para ser devolvido ao mar. Mas como os pinguins nunca são soltos sozinhos, é preciso que o grupo esteja recuperado para que todos sejam devolvidos à natureza e, assim, seguirem juntos de volta para casa.

Fonte: G1

Você viu?

Ir para o topo