EnglishEspañolPortuguês

CAUSA DESCONHECIDA

Seis baleias morrem após encalhe em massa em praia remota da Nova Zelândia

12 de janeiro de 2026
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: Project Jonah New Zealand

Seis baleias morreram em uma praia remota na Ilha Sul da Nova Zelândia após um encalhe em massa, e voluntários estão correndo contra o tempo para devolver ao mar as outras 15 que ainda estão vivas.

Cerca de 55 baleias-piloto encalharam em Farewell Spit no dia 8 de janeiro. Embora a maioria tenha conseguido retornar ao mar, 15 encalharam novamente e agora estão espalhadas por cerca de 1 km da praia.

Um vídeo do Projeto Jonah, uma organização sem fins lucrativos que trabalha com mamíferos marinhos, mostrou voluntários jogando baldes de água nas baleias para mantê-las refrescadas.

“Quando a maré subir, teremos que agir muito rapidamente para reunir essas baleias e, em seguida, levá-las para águas mais profundas”, disse Louisa Hawkes, do Projeto Jonah.

As baleias-piloto são animais altamente sociais e possuem um instinto natural de cuidar umas das outras.

Os voluntários esperam reunir as 15 baleias encalhadas em um “grupo unido e amigável” para ajudá-las a se familiarizarem umas com as outras e nadarem juntas para longe do lago, disse Hawkes.

Eles tentarão desencalhar as baleias esta tarde, mas o tempo é curto. “Temos que fazer tudo isso antes que a maré vire e baixe novamente”, disse Hawkes.

O grupo está convocando voluntários para ajudar no reflutuamento.

O departamento de conservação da Nova Zelândia enviou guardas florestais, um barco e um drone para Farewell Spit para monitorar possíveis novos encalhes.

Encalhes em massa ocorrem regularmente em Farewell Spit, localizada na ponta mais ao norte da Ilha Sul.

O departamento de conservação descreve-o como uma “armadilha natural para baleias” localizada ao longo de uma rota migratória de baleias-de-barbatana-longa.

“As baleias podem ser facilmente enganadas e surpreendidas pelas planícies de maré com declive suave e pela maré que desce rapidamente”, afirmou em comunicado.

Em fevereiro de 2017, mais de 400 baleias-piloto-de-aleta-longa deram à costa na região – o maior encalhe na Nova Zelândia em mais de 100 anos. 

Traduzido de Panay News.

    Você viu?

    Ir para o topo