Uma das cirurgias com maior ocorrência na Área de Medicina Veterinária (AMV) da Seda é para retirada de tumor de mama em cães e gatos. De acordo com a equipe do Bloco Cirúrgico, qualquer nódulo que surgir fora da anatomia normal no corpo dos animais deve ser examinado por um profissional.
A maior incidência de enfermidades acontece nas fases pós-puberdade, adulta e idosa. Na última semana foram sete casos atendidos na AMV, como é o caso da última SRD, resgatada no bairro Lomba do Pinheiro, com um tumor de mama de aproximadamente 20 cm e pesando cerca de 4 kg (quase 25% do peso do animal).
Ela foi submetida a uma mastectomia unilateral total (tratamento cirúrgico inicial para o câncer de mama). O animal ficará internado na AMV, onde está recebendo tratamento a base antibioticoterapia, antiinflamatórios, analgesia e fluidoterapia.
Prevenção com a esterilização
A esterilização antes do primeiro cio pode melhorar, e muito, a qualidade de vida dos animais. Além de evitar ninhadas inesperadas, a esterilização reduz em mais de 90% a incidência de tumores de mama, impede a ocorrência de piometra (infecção uterina) e coíbe complicações durante a gestação e na hora do parto.
Fica um alerta: a maioria dos tutores opta equivocadamente pela utilização de contraceptivos, o que os veterinários da Seda consideram uma “bomba de hormônios”. O resultado da administração deste medicamento é a incidência de tumores de mama e infecções no útero. Para evitar tais doenças é recomendada a esterilização a partir do 5º mês de vida.
Fonte: Prefeitura de Porto Alegre