EnglishEspañolPortuguês

Secretaria de Meio Ambiente de Pinhais (PR) realiza mais uma ação de guarda responsável

19 de junho de 2015
2 min. de leitura
A-
A+

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A Seção de Defesa e Proteção Animal em parceria com a Universidade Federal do Paraná (UFPR) realizou palestra sobre castração, no auditório da Secretaria de Educação. A ação é direcionada aos munícipes que terão seus animais castrados gratuitamente pela Prefeitura. Na ocasião, alunos do curso de Medicina Veterinária da UFPR procederam com as orientações.
Durante a palestra, os participantes receberam noções do procedimento cirúrgico, cuidados com o pós-operatório e ainda quanto às leis de proteção e bem estar dos animais. A participação nesta atividade é requisito obrigatório para fazer parte do Projeto Castração.
Segundo a veterinária Solange Marconcin, da Seção de Defesa e Proteção Animal, atualmente a Secretaria de Meio Ambiente, em parceria com a Secretaria de Saúde, está realizando um intenso trabalho na área do bem estar animal. “Desenvolvemos diversos projetos com a comunidade e nas escolas, que visam a conscientização da guarda responsável. Além disso, realizamos cerca de 100 castrações por mês, em parceria com a Universidade Federal e na clínica conveniada à Prefeitura”, explica Solange.
Guarda responsável
As ações integram o projeto de Guarda Responsável, que dentre outras coisas, visa a educação e conscientização dos tutores, sobre os cuidados necessários ao bem estar de seus bichinhos, além de contribuir para a redução do número de animais nas ruas do município.
Projeto Castração
A iniciativa tem como prioridade atender tutores de animais, residentes em Pinhais, com renda mensal de até três salários mínimos. Podem participar cães e gatos de 4 meses a 6 anos de idade. Para efetuar o cadastro os tutores devem entrar em contato com a Seção de Defesa e Proteção Animal, que agendará a data da palestra, com os temas: guarda responsável, ações de bem estar animal, além dos cuidados que devem ser dispensados aos animais que forem submetidos a cirurgia de castração. Vale destacar que a palestra é um pré-requisito obrigatório, para que o cadastro seja efetivado e o procedimento cirúrgico seja feito.
Serviço
Para mais informações ligue para a Seção de Defesa e Proteção Animal, pelo telefone 3912-5705.
Fonte: Pinhais

Você viu?

Ir para o topo