Aproximadamente 8.000 m² metros quadrados de área de preservação foram consumidos por queimada, no balneário Pontal do Ipiranga. As áreas de restinga estão localizadas na Avenida das Estrelas e próximo à Avenida do Sol. A degradação da área foi identificada na última sexta-feira (16), e durante a operação da secretaria municipal de Meio Ambiente nesta segunda-feira, dia 19, foram constatadas outras.
O fogo foi controlado pelos profissionais do Corpo de Bombeiros com o auxílio da população e dos Guardiões do Bioma. O caso foi registrado em Boletim Unificado e já é investigado pela Polícia Civil. Toda a extensão consumida pelo fogo integra o Projeto de Recuperação de Área Degradada (PRAD), desenvolvido pela Semam e uma empresa privada – a fim de contribuir, principalmente, para o desenvolvimento da vegetação nativa e na fixação de sedimentos nas praias.
“É uma área protegida por lei e também utilizada pela fauna. A Semam acionou logo os profissionais do Corpo de Bombeiros ainda na sexta-feira, e agora irá requerer um foco direcionado da equipe dos Bombeiros, Guardiões do Bioma na tentativa unir esforços na preservação da Mata Atlântica”, revelou a bióloga da secretaria municipal de Meio Ambiente, Paula Durão Gama.
De acordo com a bióloga, é necessário maior conscientização por parte da população na preservação destas áreas. “A faixa de areia e as áreas de vegetação nativa devem ser protegidas – o que requer um esforço coletivo para termos resultados efetivos. Por isso, pedimos às pessoas para que respeitem os limites e não destruam a vegetação que já havia começado a florescer”, solicita;
Sobre o PRAD
O Plano de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD) é um estudo realizado em áreas que sofreram degradação pela ação do homem ou naturalmente. O plano especifica um conjunto de medidas, técnicas, ferramentas e materiais que assegurarão o restabelecimento dos ambientes desequilibrados e sem chance de recuperação natural.
Os métodos de recuperação são definidos de acordo com as características bióticas (seres vivos de uma comunidade) e abióticas (fatores não vivos do ambiente) da área, conhecimentos sobre o tipo de impacto causado, resistência das espécies selecionadas e sucessão ecológica secundária, ou seja, o desenvolvimento de uma nova comunidade.
Danos e denúncias
A recuperação ambiental faz parte dos trabalhos desenvolvidos pela Semam. E o projeto de cercamento de restinga e instalação de placas é de suma importância para recuperação da orla e das áreas verdes do Pontal do Ipiranga. Portanto, a secretaria conta com o apoio de todos para a conservação dos equipamentos.
Denúncias de vandalismo ou crimes ambientais podem ser encaminhadas à Secretaria de Meio Ambiente, da Prefeitura de Linhares, através do telefone (27) 3372 2067 ou e-mail: [email protected]
Fonte: Site de Linhares