Por Lobo Pasolini (da Redação)
Tudo começou quando a advogada Sílvia Vargas se deu conta que os R$400 mensais, que ela gastava para comprar rações para abrigos de animais abandonados, pesava no bolso mas não ia longe com a demanda constante por comida.
Em busca de uma saída mais eficiente e sustentável para ajudar os animais, em uma noite de julho de 2014, ela teve uma ideia. Criou uma página no Facebook chamada Revistaria Animal e colocou a venda uma coleção de revistas de história para vender entre amigos. “Vendi cada revista por 5 reais e em uma semana levantei os 400 reais que eu tirava do meu bolso,” conta Sílvia.
Empolgada com o sucesso, ela começou a coletar doações e resolveu extrapolar a ideia do mundo virtual para o físico. Assim, a Revistaria Animal fez sua estreia na praça Duque de Caxias, no centro de Vila Velha, na região da Grande Vitória, onde, no mesmo dia, havia também uma feira de adoção. “Em um trabalho de desapego imenso, levei todos os meus livros. Em quatro horas, arrecadei R$500,” lembra a ativista.
Desde então, o projeto cresceu e virou uma presença constante em feiras de adoção. A receita das vendas é doada para a ONG organizadora e também em eventos culturais, como a Virada Cultural, organizada em setembro, em Vitória.
Além de Silvia, hoje a equipe da Revistaria é formada por Juliana Hackbart, Livia Meggiolaro, Julia Rosa, Ananda Sgrancio e Stefania Montebeller, que juntas profissionalizaram o projeto. Apresentação dos livros é elegante, com direito a estantes, cadeiras, tapete e outros elementos que criam uma sensação de aconchego para o público interessado.
Os números falam por si. Nos primeiros meses, a Revistaria arrecadava cerca de R$500 por mês. Mas em meses recentes, esse número saltou para R$4 mil. Desde julho de 2014, a Revistaria já faturou R$20 mil, sendo a metade desse dinheiro resultado das vendas nos últimos cinco meses.
“Vendemos em média 800 exemplares por mês”, comemora Sílvia, que prevê que a Revistaria dobrará sua arrecadação no próximo ano.
Todo esse montante é convertido integralmente para a causa animal e as enormes despesas envolvidas em resgates. Com o crescimento das vendas, a equipe está priorizando verbas para castração, porque, no final das contas, a missão do projeto é sintonizada com a da proteção animal: diminuir e, se possível, erradicar a população de animais nas ruas da única forma humanizada e realmente eficaz.
Como replicar a Revistaria Animal:
- Junte livros, revistas e qualquer tipo de material, desde literatura até livro de escola. Há gosto para tudo.
- Monte uma página no Facebook.
- Forme uma equipe de entusiastas.
- Crie uma estrutura física, que pode ser uma mesa e algumas cadeiras. Ter um carro para carregar os livros é crucial.
- Pense em uma programação visual para uma apresentação simpática e atraente: cartazes, objetos decorativos, etc …
- Monte a revistaria junto a uma feira de adoção ou em local de movimento, principalmente nos fins de semana. Lembre-se de pedir autorização à prefeitura quando fizer o evento autonomamente.
- Venda os livros por preços acessível. O inventário tem custo zero, o que entrar é lucro.