Por Raquel Soldera (da Redação)
A campanha deste ano contra a caça de baleias no Oceano Antártico, promovida pela Sea Shepherd Conservation Society, chegou ao fim.
No início da semana, o navio Steve Irwin parou de seguir a frota baleeira para voltar para a Austrália e começar a concentrar os esforços para impedir a pesca de atum azul no Mediterrâneo.
O navio Bob Barker, que continuaria a perseguição da frota baleeira japonesa, está com um defeito na válvula de combustível, e o capitão Paul Watson ordenou o navio para voltar para Hobart, na Austrália, pois há risco de causar a quebra do motor.
“Não podemos correr o risco de deixar o Bob Barker na costa da Antártida, sem o Steve Irwin como back-up para ajudar”, disse Paul Watson em um comunicado. “Portanto, eu senti que a coisa mais segura a fazer era encerrar a campanha deste ano e retornar o navio ao porto. Ambos os navios fizeram um ótimo trabalho este ano. Causamos prejuízos à frota baleeira japonesa este ano mais do que qualquer ano anterior”.
As razões para o sucesso da campanha vêm do fato de que a Sea Shepherd têm impedido a matança de baleias nas últimas três semanas. “A temporada de caça tem apenas mais duas semanas. Até a frota baleeira se reagrupar, não será possível recuperar as suas perdas”, completou Paul Watson.
O Steve Irwin tem sua chegada prevista a Hobart em 6 de março, o Bob Barker chega alguns dias mais tarde.
A Sea Shepherd irá agora preparar a defesa legal para o Capitão Pete Bethune no Japão, que responderá por acusações de pirataria.
Enquanto a caça às baleias no Oceano Antártico pode estar chegando ao fim, a Sea Shepherd está se preparando para impedir a pesca do atum azul do Mediterrâneo, a partir do dia 16 de março.
Com essa campanha e com o capitão Pete Bethune ainda preso em um dos navios baleeiros japoneses, a Sea Shepherd permanecerá no foco da mídia ainda por muitos meses.
Com informações de Ecorazzi e Instituto Sea Shepherd Brasil