De acordo com dados da Sociedade para a Conservação das Aves do Brasil (Save Brasil), o país possui aproximadamente 120 espécies de aves ameaçadas de extinção, número que representa cerca de 10% das espécies existentes no país. Em Alagoas, as que estão em estágio mais crítico e podem desaparecer são as da espécie “choquinha-de-alagoas” e “limpa-folha-do-nordeste”.
Segundo informações da Save Brasil, que mapeou e vem monitorando as aves ameaçadas de extinção, as aves “choquinha” e “limpa-folha” ainda podem ser encontradas, em pequenos números, em áreas da Mata Atlântica que ficam localizadas na reserva de Murici (AL), e em Tamandaré (PE), além de áreas que ficam nas proximidades da divisa de Alagoas e Pernambuco.
Como estas aves são responsáveis pela polinização de plantas e pelo controle da população de insetos, o alerta da Save Brasil é que o desaparecimento delas pode comprometer o equilíbrio ambiental das regiões.
Portanto, para amenizar as ameaças e evitar que as aves desapareçam do habitat natural, estações ecológicas para pesquisas e acompanhamento das espécies foram implantadas nas unidades de conservação da Mata Atlântica onde espécies vivem. O trabalho é feito por especialistas vinculados à Save Brasil e outras instituições de estudos ligados a conservação das aves. Mais informações sobre o trabalho podem ser obtidos pelo www.savebrasil.org.br.
Fonte: Alagoas em Tempo Real