EnglishEspañolPortuguês

INUSITADO

Saruê é resgatado de dentro de um caixa eletrônico em Araranguá (SC)

19 de fevereiro de 2023
Vivian Guilhem | Redação ANDA
3 min. de leitura
A-
A+
foto: ONG Educamar | Reprodução

Um Saruê, também conhecido como gambá, foi encontrado dentro de um  caixa eletrônico de um banco, em Araranguá (SC). O caso aconteceu na tarde de quinta-feira (16/02). A ONG Projeto Educamar recebeu um acionamento para o resgate.

Funcionários da agência, localizada no centro do Município, solicitaram ajuda da ONG que atua com resgate de fauna marinha e dispõe de biólogos e veterinários para agirem com resgate de animais silvestres. Chegando no local foi visualizado o gambá escondido e assustado dentro do caixa eletrônico.

Veja o vídeo:

Algumas pessoas nem perceberam que o animal estava ali do lado onde realizavam as transações bancárias, quando os técnicos da Educamar chegaram as pessoas se afastaram e filmaram a ação.

“Foi um resgate muito emocionante e inusitado. Com a grande expansão das cidades, alguns animais silvestres perdem seu habitat e ficam desorientados, quando encontram algum local para se refugiarem acabam se instalando. Gambás, por exemplo, são mamíferos que apesar de não fazerem parte da fofofauna (animais carismáticos) são importantes para fauna silvestre, pois se alimentam de insetos roedores. Muitas pessoas ferem e matam. Importante ressaltar que é crime ambiental. O animal foi levado para local seguro, longe da cidade, em seu habitat natural”, declara uma integrante do projeto.

Foto: Projeto Educamar

Os saruês são inofensivos, dóceis e as fêmeas procuram locais escondidos para dar à luz. Não mate, não machuque e nem assuste. Eles são lentos e quase não têm defesa, mas são de extrema importância para o equilíbrio do ecossistema. Ao ver um animal desses, não faça nada, apenas acione o órgão competente da sua cidade.

    Você viu?

    Ir para o topo