A equipe Birdwatching São Sebastião está sendo atualmente implantada, com apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Ubatuba (SP), do Sindicato dos Hoteis SINHORES e do grupo UbatubaBirds. Já foram realizadas palestras, capacitações e elaborado o primeiro checkilist do município de São Sebastião (SP).
Até o presente momento foi inventariada a diversidade de 256 espécies, sinalizando uma grande riqueza de aves, e justificando a evidência do bioma de Mata Atlântica no cenário internacional do turismo de observação de aves.
Em uma das saídas de campo, foi registrado e fotografado um exemplar endêmico de gavião-pombo-pequeno (Leucopternis lacernulatus), animal este que consta na “Lista Vermelha” do IBAMA, sob status de animal vulnerável à extinção, ou seja,estima-se que a população desta espécie tenha declinado a menos de 50% nos últimos dez anos, chegando à margem preocupante de menos de 10.000 exemplares adultos em seu habitat natural.
Desta forma, o gavião-pombo-pequeno é um dos bioindicadores que ilustram a fragilidade do maior corredor biológico de Mata Atlântica, e também a importância de programas de atividades sustentáveis nos remanescentes florestais do Litoral Norte do Estado de São Paulo.
Atualmente os observadores de aves da região enfrentam um desafio: elaborar e implantar um Circuito de Observação de Aves do Litoral Norte do Estado de São Paulo, com potencial de firmar-se como a região com a maior diversidade de aves do mundo, preservando e trazendo conhecimento para a população através de uma atividade turística sustentável.
Fonte: Ubatuba em Revista