Durante fiscalização com equipes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais (Ibama) no município de Caracaraí, interior de Roraima, a Companhia Independente de Policiamento Ambiental (Cipa) da Polícia Militar prendeu em flagrante, nesta sexta-feira (25), duas pessoas suspeitas de capturar e comercializar quelônios.
Ao todo, nas residências dos dois suspeitos, foram encontradas oito tartarugas-da-amazônia capturadas no Baixo Rio Branco. A espécie de quelônio é de grande porte e pode chegar a 90 centímetros de comprimento.
Segundo o sargento Jefferson dos Prazeres, os animais ainda vivos estavam prontos para a comercialização. As tartarugas estavam emborcadas e escondidas nas duas residências localizadas na sede do município.
Os dois homens estão sendo conduzidos à sede da Polícia Federal, em Boa Vista, e devem ser autuados por manterem animais silvestres em cativeiro. Os quelônios serão encaminhados para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Ibama. Os nomes dos suspeitos ainda não foram divulgados.
Fonte: G1