Até o final do ano, a cada dois meses, serão realizados mutirões de castração em São João del Rei, no Campo das Vertentes, visando diminuir a população de cães e gatos abandonados nas ruas. A estimativa da Zoonoses da cidade é que, atualmente, existam cerca de quatro mil animais sem tutores.
E, além de estarem em risco podendo sofrer maus-tratos, eles representam também um perigo para as pessoas e para o trânsito, já que podem causar acidentes, morder e, até mesmo, transmitir doenças.
De acordo com a Sociedade Protetora de Animais São Francisco de Paula, só no último mutirão foram castrados 133 animais. Destes, 31 eram cães de ruabandonados. “A castração não tem problema nenhum para o animal, é um mito. Algumas pessoas, por exemplo, dizem que engorda, mas não é verdade”, explicou o coordenador de Zoonoses, Valdisnei Lopes da Silva.
A cirurgia é bem simples. O veterinário não leva mais do que 15 minutos para castrar cada animal. Todo o trabalho é feito na sede da Zoonoses da cidade histórica. Esse já é o terceiro mutirão realizado em 2014. “É uma epidemia. As pessoas andam reclamando demais dos maus-tratos e dos cães e gatos nas ruas”, disse a presidente da sociedade, Mara Mendonça.
A próxima ação está prevista para a primeira semana de agosto. É possível também castrar animais domésticos. Os interessados pagam uma taxa de R$ 100.
Fonte: G1