A Secretaria de Saúde de São Bernardo (SP) divulgou ontem (3) balanço sobre o número de castrações realizadas em 2010 em cães e gatos comunitários – os que vivem nas ruas ou são criados pela comunidade. O objetivo da Pasta é dobrar os procedimentos de 1.550, realizados entre fevereiro do ano passado e janeiro deste ano, para pelo menos 3.000 até o início de 2012. Agora, será possível realizar até 260 esterilizações por mês.
“Visamos a proteção e o bem-estar do animal, mas também prevenimos as pessoas de doenças e possíveis agressões, monitorando também os maus-tratos. É fundamental essa intervenção de controle”, destacou o secretário de Saúde, Arthur Chioro. A entrega da reforma do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), que custou R$ 1 milhão, está planejada para o dia 20 e possibilitará melhores condições de trabalho aos profissionais e de acomodação dos animais.
Riacho Grande
A região do pós-balsa, no Riacho Grande, concentra o maior número de animais abandonados, de acordo com o secretário. Por isso, a Prefeitura planeja um mutirão de atendimento aos animais com previsão de início em junho. Somada à atuação preventiva de agentes comunitários de casa em casa e às instruções em escolas municipais, o objetivo é orientar os donos a terem guarda responsável do animal.
A ação conjunta é promovida com a Subprefeitura do Riacho, Guarda Ambiental, Secretaria de Gestão Ambiental e com as sociedades protetoras dos animais.
Fonte: Diário do Grande ABC