EnglishEspañolPortuguês

VITÓRIA

Santuário vence batalha judicial e ganha guarda de porcos explorados por fazendeiro

4 de outubro de 2021
Bruna Araújo | Redação ANDA
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: Reprodução | Facebook

Diariamente, cerca de 4 milhões de porcos por dia em todo mundo. Apenas no Brasil, 128 mil porcos morrem todos os dias para consumo humano. Esses animais são mais inteligentes que cachorros, mesmo assim, diante de uma cultura especista dominada pela tirania humana esses animais são confinados em galpões apertados e mantidos em condições desumanas.

Porcos são animais muito inteligentes e capazes de sentir e demonstrar emoções complexas. As fêmeas, quando dão à luz, são profundamente amorosas e maternais com os seus bebês. Assim como os seres humanos, porcos são pais preocupados e gostam de manter seus filhos por perto, algo impossível em fazendas industriais, onde esse vínculo é quebrado logo após os filhotes nascerem.

Na natureza, porcas selvagens vivem em grupo e não se separam nunca dos seus leitões. Elas dividem os cuidados dos mais jovens e todos formam uma grande família, mas isso não significa que o elo que liga a mãe aos seus bebês biológicos ainda não seja forte. Ele é único, eterno e inquebrável. Nas fazendas, os leitões mal têm a oportunidade de conhecer a própria mãe.

Com apenas dez dias de vida, eles são separados de suas mães. Uma experiência profundamente traumática tanto para as mães quanto para os bebês. Quando uma porca dá à luz, ela é transferida para uma espécie de gaiola, os bebês podem até mamar, mas através de barras de metal. As porcas são constantemente fertilizadas e esse processo se repete continuamente ao longo dos anos.

Felizmente, algumas realidades podem ser transformadas. Esse foi o caso da porquinha Cupcake, resgatada pelo PIGS Animal Sanctuary em novembro de 2013 junto com um porco macho chamado Elmer e duas outras fêmeas. Os animais ficaram no santuário enquanto o fazendeiro travava uma batalha legal pela guarda dos animais que eram mantidos em condições precárias.

O santuário venceu, mas nesse período, um dos porcos machos foi impedido de ser castrado e Cupcake ficou grávida. Ela deu à luz aos seus bebês em segurança no conforto do santuário. Todos terão um lindo e maravilhoso remoço.

    Você viu?

    Ir para o topo