Depois de duas gestações inesperadas em um santuário para chimpanzés aposentados, oriundos de pesquisas, outras fêmeas foram colocadas sob controle de natalidade e os machos serão submetidos a novas vasectomias.
A primeira gravidez recente no Chimp Haven, próximo a Shreveport, no noroeste da Louisiana, foi descoberta no último dia 14, Dia dos Namorados nos EUA, quando um funcionário percebeu que Flora, uma chimpanzé de 29 anos, estava carregando um recém-nascido.
Os chimpanzés gostam de carregar coisas consigo e o funcionário pensou, no início, que Flora estava segurando um bicho de pelúcia. “Até que o funcionário viu um pequeno pé”, disse a diretora do santuário, Linda Brent, na segunda-feira (27).
O parto foi uma surpresa. Todos os animais passam por uma vasectomia antes de serem enviados para o Chimp Haven porque há muitos chimpanzés em cativeiro.
“Todos os machos do grupo foram vasectomizados. Dois deles foram vasectomizados duas vezes”, contou a diretora.
A suspeita é que o organismo dos chimpanzés seja capaz de reconstituir o tubo que transporta os espermatozóides dos testículos.
O chimpanzé Conan, duas vezes operado, foi identificado como o pai de um bebê nascido em janeiro de 2007. Outro chimpanzé fez a operação uma segunda vez porque o procedimento parecia “um pouco questionável”.
Após o nascimento deste mês, as outras sete fêmeas do grupo de Flora passaram por testes de gravidez. Um ultrassom confirmou, na semana passada, que Ginger, de 49 anos, estava grávida e deve dar à luz no final de julho ou início de agosto.
As fêmeas vão ficar sob controle de natalidade até que os machos possam ser operados novamente.
“Não sabemos se esse é o caso aqui, ou se a vasectomia original não tinha sido feito, bem como poderia ser”, disse Brent.
Ela disse que a próxima rodada de vasectomias vai usar um procedimento mais complexo, desenvolvido em outro santuário, na esperança de que os tubos não cresçam de novo.
A paternidade do bebê de Flora vai levar pelo menos um mês para ser determinada.
O bebê ainda não ganhou nome. O santuário vai promover um concurso para defini-lo em março.
O Chimp Haven abriu em 2005 com 31 animais que antes eram usadas em pesquisas médicas ou científicas. Ela agora tem 132 chimpanzés em 18 grupos, e espaço para cerca de 70 animais.
Fonte: F5