Primeiro santuário de elefantes na Europa, localizado na França, recebeu em outubro deste ano, a elefanta asiática de 52 anos, chamada Gandhi.
Segundo a organização Proteção Animal Mundial, Gandhi nasceu em 1969 na natureza e foi capturada ainda jovem, provavelmente na Tailândia. Sua vida se deu desde então por diversos zoológicos, sendo o mais recente, o francês Les Terres de Nataé.
A ONG relata que a elefante vivenciou experiências traumáticas junto de outros elefantes no começo de sua vida acarretando em dificuldade de relacionamento com outros animais de sua espécie.
Seu tempo de vida em zoológico foi mantido em área isolada de outros animais por muito tempo, porém, finalmente, Gandhi foi resgatada, acolhida e levada para o santuário Elephant Haven European Elephant Sanctuary (EHEES).
Segundo informações do Portal Vegazeta, “Tony Verhulst e Sofie Goetghebeur, fundadores do santuário, têm muitos anos de experiência com elefantes. Com o Elephant Haven, eles dedicarão suas vidas para oferecer aos elefantes de circos e zoológicos a melhor aposentadoria possível, em uma área com vários hectares de paisagem variada, atendimento personalizado e um grande espaço projetado para que os elefantes façam suas próprias escolhas”.
Tony e Sofie se aproximaram de Gandhi no Les Terres de Nataé três meses antes da elefanta ser resgatada. Isso contribuiu para que o animal se sentisse mais confortável na presença deles antes de ser levada para o santuário.
Segundo a Proteção Animal Mundial: “devido à sua idade avançada e por ter artrite, Gandhi não poderia ser transportada para longas distâncias. Por isso, a equipe do Elephant Haven se certificou de garantir que a elefanta teria todos os requisitos para poder ter uma vida feliz em seu novo lar”. O resgate contou com o apoio de várias entidades para que o transporte da elefanta fosse seguro
Gandhi ganhou sua nova morada no dia 14 de outubro após uma viagem de 10 horas. A entidade relatou que nos primeiros dias ela ainda estava cansada da viagem, mas agora já está explorando o seu novo lar. “Ela ainda é um pouco acanhada, mas fica bastante animada com as comidas deliciosas que recebe.” Ela tem sido alimentada especialmente como melancias, urtigas picadas, ameixas, salsa e limões.
Ainda segundo informações do Vegazeta, Tony e Sofie contou que “ao longo dos meses, Gandhi mostrou mais e mais aspectos de sua personalidade. Ela nos conquistou imediatamente e tem respondido muito bem às novas experiências que oferecemos a ela”.