EnglishEspañolPortuguês

Santuário de elefantes brasileiro cresce mais de 18 vezes em um ano

4 de dezembro de 2017
1 min. de leitura
A-
A+
Crédito: Divulgação / Santuário dos Elefantes Brasil
As elefantas resgatadas há um ano engordaram 500 kg neste meio tempo. Crédito: Divulgação / Santuário dos Elefantes Brasil

Maia e Guida, as duas primeiras – e por enquanto únicas – habitantes do Santuário de Elefantes de Chapada dos Guimarães, chegaram à nova casa há pouco mais de um ano. Elas já engordaram, juntas, mais de 500kg, e a área que ocupam passou de um para 18 hectares.

O Santuário de Elefantes Brasil, localizado em Chapada dos Guimarães, foi criado pela publicitária Junia Machado. Sua preocupação com estes animais é antiga e, após muita pesquisa, em parceria com a ONG Elephant Voices e com o Santuário do Tenessee, ela encontrou uma área de 1100 hectares, onde quer abrigar 50 animais resgatados de situações adversas na América do Sul.

O jornalista Roberto Kaz conversou com o americano Scott Blais, diretor-técnico do Santuário: “Voltei a falar com Blais por telefone na semana passada. Neste último ano, ele contou, a área disponível para Maia e Guida havia crescido de meio para 18 hectares (cada hectare equivale a um campo de futebol). A notícia ruim era que, por falta de licença – e possivelmente de verba –, elas ainda eram as duas únicas elefantas a morar no Santuário. A chegada de um novo elefante depende de um longo procedimento legal junto ao governo do estado”, diz o jornalista.

O Santuário de Elefantes vive totalmente de doações de empresas e de pessoas físicas, não há dinheiro público. Além disso, o Santuário conseguiu, junto à Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA), todas as licenças ambientais para funcionar.

Fonte: Olhar Direto

Você viu?

Ir para o topo