Um novo procedimento na capital baiana vai fornecer castração gratuita para animais abandonados e de tutores que não tenham condições de pagar o procedimento.
O ônibus batizado de Castramóvel, equipado com com cinco mesas de cirurgia, climatização e pias para lavatório, contará com uma equipe formada por 12 pessoas e coordenada pelo veterinário Augusto Angelin.
A ação é projeto de indicação da Câmara Municipal, pela vereadora Ana Rita Tavares, foi acatado pelo prefeito ACM Neto em abril. A previsão é que os primeiros atendimentos sejam realizados neste mês.
Estima-se que mais de 200 mil cães e gatos vivem nas ruas, em Salvador. O descontrole populacional desses animais possibilita a proliferação e a transmissão de doenças, além da prática de maus-tratos.
O primeiro bairro a receber o Castramóvel, segundo previsão, será o Nordeste de Amaralina. De acordo com a vereadora, a escolha foi feita em função da organização do distrito, pois serão precisos suportes, como reservatório de água e banheiros. E nesse sentido, o bairro é organizado.
Para a realização da cirurgia, serão exigidos o RG e o comprovante de residência.
Protetores de animais também poderão contar com o atendimento. O ônibus vai ficar estacionado por um período de 30 a 60 dias, em cada bairro. Diariamente, 30 animais devem ser atendidos.
Fonte: Tribuna da Bahia